Bahia reforça polÃtica de doação e transplante de órgãos, diz Rui
Assunto importante para salvar vidas, a doação de órgãos é um dos destaques do programa Digaí, Governador! desta semana, na qual está sendo fortalecida a política estadual de incentivo para que os baianos façam a adesão à iniciativa e reforcem a realização de transplantes. “Muitas das pessoas que hoje vivem de transfusão de sangue, vivem de medicamentos, uma vez fazendo o transplante, vão mudar completamente a qualidade de vida que elas têm”, afirma o governador Rui Costa.
Também esta semana, a Bahia aderiu à Década Internacional Afrodescendente, instituída pela ONU – outro tema abordado por Rui nesta edição. O programa multimídia traz ainda informações sobre a agenda do governador no interior do Estado.
Geração de emprego - Rui afirma que sua agenda de trabalho mobiliza a sociedade para superar esse momento difícil da economia. “Eu aprendi que economia tem tudo a ver com otimismo, com decisão de trabalhar, de fazer investimentos, e quanto mais a gente se empenhar, trabalhar, se dedicar, e apontar o horizonte de possibilidade para o nosso povo, nós vamos superar rapidamente a crise”.
Segundo Rui, ele construiu uma agenda positiva para combater a crise. “Em breve viajo, agora no mês de outubro, para a Europa, para fazer vários contatos com empresários, com investidores internacionais que sinalizaram que têm interesse na Bahia. Então, nós vamos lá firmar compromissos, estimular para que esses empresários venham, e nós possamos continuar a fazer a Bahia crescer e gerar emprego”.
Doação de órgãos - Sobre as doações de órgãos, Rui informa que são dois movimentos. “O primeiro é de motivar que as pessoas façam a sua doação, ou seja, que assumam que, em caso de óbito de um ente seu, vão doar os órgãos, e a outra medida é incentivar, apoiar os grupos de medicina, as instituições, para que realizem transplante em nosso Estado”.
Para o governador, estimulando a doação de órgãos e incentivando que os profissionais de saúde realizem mais transplantes, a Bahia vai se tornar destaque, melhorar a qualidade e dar maior expectativa de vida a milhares de pessoas.
Década Internacional Afrodescendente - Rui disse que recebeu, nesta segunda-feira (21), a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, para assinar o decreto de adesão e um convênio na área de Educação, para intercâmbio de professores com Moçambique.
“A Bahia, evidente que se incorpora e forma um grupo de trabalho, coordenado pela secretária [de Promoção da Igualdade Racial] [Vera] Lúcia [Barbosa] e a partir de agora, [vai] articular ações que envolvam todas as secretarias, ou seja, o caráter transversal, para que nós possamos consolidar e efetivar políticas, ações, de inclusão social, ações de promoção à igualdade racial, de afirmação da cultura afrodescendente em nosso Estado”, avalia.
Agenda no interior - Sobre sua agenda, Rui informa que, esta semana, entrega um sistema de abastecimento de água no Litoral Norte, na cidade de Esplanada, e no sábado vai a Casa Nova, na região de Juazeiro, inaugurar mais um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida. Ele também vai participar de um encontro do segmento da Construção Civil. “Durante a semana nós estaremos recebendo, recepcionando um grande encontro da indústria da construção civil, que vai ocorrer aqui na Bahia, e nós esperamos um debate que possa possibilitar não só o fortalecimento da indústria e da geração de emprego, como também de mais investimentos no nosso Estado”.
Esta edição foi transmitida ao vivo pelo periscope, ferramenta do Twitter que permite a transmissão ao vivo de vídeo.
Todos podem participar do Digaí, Governador! na página da Secom. Os cidadãos podem fazer críticas, sugestões e apresentar ideias. O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.